quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Amadorismo no Futebol e no Direito Desportivo



O que venho dizendo por muitos e muitos anos, agora vira uma realidade de extrema urgência. A Portuguesa precisa se profissionalizar. Um clube da série A do Campeonato Brasileiro não pode ser administrado por amigos de baralho. 

Cada macaco no seu galho. O padeiro que faça o pão, o açougueiro que corte a carne, o vendedor de imóveis que venda apartamentos.

Há muitos anos que na Portuguesa, pessoas que não estão preparadas para determinados cargos trabalham no clube. Isso precisa acabar.

Amizades, deixamos para comer uma pizza no fim de semana, mas não para administrar um clube de futebol profissional da séria A. Estamos falando de um dos melhores campeonatos do mundo, estamos falando de um ramo onde milhões e milhões estão envolvidos, tanto em patrocínios, televisão, venda de jogadores, etc...

Estamos falando de Negócios. 
Mas parece que a Portuguesa trata tudo isso como apenas um campeonato de Várzea, um combinado solteiros x casados que acontece no fim de semana!

É motivo de piada isso que aconteceu. Piada de Português das mais pesadas. Talvez a apaixonada torcida Lusa nunca tenha ouvido uma piada tão ofensiva durante toda a vida!

O futebol não dá chances para amadores. 

Um clube Profissional de série A precisa ter um departamento Jurídico competente, um advogado que represente somente seu clube. E digo isso para todas as áreas, marketing, departamento de futebol, etc...

Mas estamos falando de Portuguesa. Tudo é feito por boca, na base da amizade e do “ Empurra com a Barriga “.

Difícil é saber se toda essa burrice não é feita de caso pensado. O que deixa a torcida mais triste e o futebol mais podre. Quantos agora não irão se afastar do clube. As pessoas estão cansadas de serem feitas de otárias. Quem pagou seu sócio torcedor, como eu, foi a jogos fora de São Paulo, acompanhou todas as partidas em casa, faz o que agora. Vou colocar um nariz de palhaço e chorar!

Ou se profissionaliza, colocando pessoas certas, remuneradas, mas que saibam trabalhar o produto futebol, ou que feche suas portas.

Chega de amigos, chega de empurrar as coisas com a barriga, chega de economizar 5 reias e depois gastar 1 milhão, chega de dinheiro na lata do lixo, chega de Zezinho e fulano ganhando 50 mil. Basta! 

Vejo tantos portugueses inteligentes por esse mundo afora, portugueses que construíram fortunas com suas empresas, com sucesso profissional grandioso, mas quando o assunto é Portuguesa parece que ainda estão no primário.

Talvez isso seja um marco para uma nova Portuguesa. Um marco para que ela aprenda que não dá mais para ser um clube de várzea, e que profissionais do ramo precisam estar presentes no clube.

Acorda Portuguesa, ou vai ser sempre o motivo de piada! A queridinha não é tão querida assim! Apenas pelos seus fanáticos torcedores!

Mas todo esse amadorismo que vejo no futebol, também vejo nos profissionais que trabalham com a justiça desportiva. Ficou claro nos últimos dias que ninguém sabe interpretar a lei.

Isso ficou muito claro. Parece que nem as pessoas do ramo, estudadas e que vivem desta profissão diariamente conhecem a interpretação da lei.

A corda sempre estoura para o lado mais fraco. A impressão é que tudo está contra a Lusa, principalmente a Ban Ban Ban das comunicações que parece já estar preparando sua festa!

Mas quando você não tem força, precisa ser pelo menos um pouco inteligente. Não se pode nem pensar em falhar, ainda mais com clubes cariocas envolvidos!

Talvez o primeiro recado para a nova gestão tenha sido dado. Profissionalize a várzea!
E que a interpretação da lei, e Nossa Senhora de Fátima estejam do nosso lado, pois parece que o resto já está contra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário